Design Week

Design Week

Salone del mobile 1970, de Salone Del Mobile.Milano 

A história tem a sua origem em Milão em 1961 quando fabricantes de móveis italianos lançaram um evento que deveria servir de veículo de promoção do design de imobiliário no cenário internacional. O evento tinha um nome simples e explicativo "Salone del Mobile" e realizava-se na terceira semana de setembro. Era caracterizado pela exposição do mobiliário e jantares privados organizados pelas empresas e arquitectos. 

 Catálogo oficial da 9ª edição de Salone del Mobile Italiano/ 2º Internacional, 1969. Archivo Storico Fondazione Fiera Milano 

A feira que tinha um intuito comercial começou a ganhar formas culturais, o surgimento de uma variedade de eventos associados, onde a exibição dos objectos tornou-se num factor de maior importância e consequentemente levou à uma procura de cenários mais criativos e fora da caixa. A opção de expor fora da Fieramilano, de facto, surgiu da necessidade de escapar das inevitáveis restrições de um pavilhão para dar liberdade à criatividade das montagens. 

 Com o passar do tempo, o evento expandiu-se para incluir uma variedade de exposições e instalações em toda a cidade de Milão, conhecidas como Fuorisalone (literalmente Fora do Salão) transformando a cidade num epicentro global do design durante uma semana por ano. É importante referir que na década de 60, Milão não era a única referência no mundo mobiliário, cidades como Copenhaga, Estocolmo e Colônia eram conhecidas por organizar feiras semelhantes, mas a visão dos organizadores (estes só contavam com iniciativas e capitais privados), que alteraram as datas do evento para abril, altura da primavera mediterrânea que convida a explorar a cidade a pé, e a localização privilegiada no centro da Europa depressa criaram condições excepcionais e durante a década de 1980 a Milan Design Week começa a ganhar formas da celebração da moda à gastronomia, da tecnologia à arquitetura que conhecemos hoje. Showrooms, galerias, palacetes  e até espaços abandonados convertidos em palcos para instalações criativas.

Es Devlin, Biblioteca de Luz, Pinacoteca di Brera, Milan. Es Devlin Studio

Atualmente a World Design Week conta com 45 participantes de Anchorage a Zagreb  que originou como feira de mobiliário, hoje é conhecida como uma rede global de festivais que celebram o design nas suas mais diversas formas, adaptando-se às particularidades culturais de cada cidade e fomentando a criatividade e a inovação em escala mundial.

Audacious Modernism: de Oscar Neimeyar a Claudia Moreira Salles. Fotografia de Ruy Teixeira.

Em Lisboa, o design contemporâneo e o artesanato português regressam pela terceira vez consecutiva entre 28 de maio e 1 de junho. Durante cinco dias a iniciativa conta com mais de 95 participantes, desde galerias e estúdios a marcas e lojas. 

28 de maio de 2025

Voltar para o blogue